segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Medalhão de filé mignon ao molho madeira


Ao contrário do que muitos pensam preparar um saboroso molho madeira é fácil, porém o grande segredo – quem diria – está na maneira de fritar a carne!

Ingredientes

Como de costume nas receitas que eu posto, os ingredientes abaixo servem duas pessoas e podem ser facilmente ajustados para mais ou para menos. Tudo é questão do tamanho da sua fome ou da quantidade de convidados:

  •  400g de medalhão de filé mignon.
  • 100g de cogumelos (de preferência cortados em fatias).
  •  2 tabletes (ou 1 potinho) de caldo de carne.
  • 1 cebola média.
  • 2 dentes de alho.
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho (maizena).
  • 1 xícara de chá de vinho madeira. Se preferir, troque por bom vinho seco (branco ou tinto) e não se esqueça de mudar o nome do prato! :)


Preparativos

1.       Coloque os medalhões de filé mignon em um recipiente, temperando-os apenas com sal (não se esqueça de colocar o sal nos dois lados) e os deixe descansando.

Modo de preparo do molho

2.       Em outro recipiente, pique a cebola e o alho em pedacinhos ou rale-os usando um ralador simples de mão. Eu sempre prefiro a segunda opção, pois várias pessoas que “não comem cebola”, a comem quando foi ralada.
3.       Dissolva o caldo de carne em uma xícara de chá de água fervente (OK, você pode usar o micro-ondas para esquentar a água).
4.       Em uma panela, aqueça 3 colheres de sopa de óleo ou azeite e frite a cebola e o alho (picados ou ralados), deixando-os dourar.
5.       Acrescente então o caldo de carne dissolvido, o vinho que você escolheu e um pouco de sal (lembre-se que a carne também já contém sal). Se você preferir, este é o momento ideal para dar seu toque pessoal na receita, acrescentando temperos do seu gosto. No meu caso, adicionei uma pitada de noz moscada moída que além de realçar o sabor final do prato, ajuda a espalhar aquele “cheirinho de fome” pela casa.
6.       Cozinhe tudo e enquanto o molho começa a ferver, dissolva o amido de milho (maizena) em uma xícara de chá de água fria, acrescentando-o juntamente com os cogumelos.
7.       Deixe cozinhar por mais um tempo até que o ponto do molho fique do seu agrado. Eu prefiro sempre que o molho fique mais espesso.

Modo de preparo dos medalhões

1.       Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e frite os medalhões. É muito importante que você frite os medalhões aos poucos, de modo que eles fiquem “a vontade” conforme o tamanho da sua frigideira. Não fure nem espete os medalhões, pelo contrário, vá virando-os com cuidado de modo que fiquem “selados” e sejam fritos com o próprio suco dentro dos medalhões. Desta maneira seus medalhões ficarão mais tenros e macios, além de um sabor espetacular.
2.       Caso a frigideira comece a grudar, algumas gotas de água ajudam a desgrudar...
3.       Após a carne ficar ao ponto, ou seja, nem vermelha e nem torrada, retire os medalhões colocando-os em uma travessa e acrescente o molho por cima.

Prontinho! Agora é servir e se deliciar! Se você, assim como eu, usou noz moscada no molho, vai notar uma sensação toda especial ao degusta-lo.
E para os pais corujas de plantão que sempre perguntam se podem ou não servir pratos que usam bebidas alcoólicas na receita para a criançada, a resposta é sim! O álcool evapora na medida em que o molho é cozido e fervido, ficando apenas o sabor. Fique atento apenas para que a quantidade de bebida alcoólica seja compatível com o tamanho da receita.

Um comentário: