domingo, 8 de janeiro de 2012

Macarrão com brócolis e linguiça ao alho e óleo


Nada é mais tradicional no almoço de domingo do que uma macarronada. Seja ela com molho branco, vermelho, ou simplesmente ao alho e óleo!

Ingredientes

 Bem, esta é a grande pergunta quando se vai fazer uma receita, pois nunca sabemos ao certo quantas porções ou quantas pessoas se servirão, logo, eu vou passar os ingredientes para duas pessoas. Creio que assim fica mais fácil caso você deseje ajustar para mais ou para menos:
  • 200g de macarrão. A escolha de hoje foi por um spaguetini.
  • 200g de brócolis japonês.
  • 100g de linguiça. A escolha de hoje foi por uma linguiça fina de lombo suíno com ervas.
  • Meia cebola média.
  • 3 dentes de alho.
  • 1 colher de sopa de margarina. Se preferir, utilize margarina light.
  • 50g de queijo parmesão.

Modo de preparo

1.       Deixe o brócolis descansar em um recipiente com água fria por mais ou menos meia hora. Isso ajuda a hidrata-lo e traz de volta a aparência de fresco. Neste momento, eu prefiro também cortar os talos de modo que fiquem apenas as inflorescências (aquelas partes mais finas que seguram as flores). Assim, o sabor será realçado.
2.       Após ter deixado o brócolis descansando, utilize a mesma água para cozinhá-lo em uma panela por cerca de 15 minutos. O ideal é que ele fique bem macio, mas não desmanchando.  Acrescente um pouco de sal, mas não muito.
3.       Em outro recipiente, pique a cebola e o alho em pedacinhos ou rale-os usando um ralador simples de mão. Eu sempre prefiro a segunda opção, pois várias pessoas que “não comem cebola”, a comem quando foi ralada e deixada em pedacinhos menores.
4.       Separe também a linguiça sem a pele cortada em pequenos pedaços.
5.       Em uma panela, coloque água e um fio de óleo ou azeite e deixe o macarrão cozinhando por entre 8 e 10 minutos. O ponto ideal da massa é “al dente”. Se você não conhece ou não sabe o que significa esta expressão, é o termo italiano usado descrever o ponto de cozimento de alimentos no qual eles ficam firmes, mas sem ficarem crus. Um outro bom motivo para deixar a massa neste ponto, é que assim ela possui um índice glicêmico (nível de açúcar) menor do que se cozida até ficar mole.
6.       Em uma panela maior, aqueça 3 colheres de sopa de óleo ou azeite e frite a linguiça, acrescentando em seguida a cebola e o alho (picados ou ralados), deixando-os dourar.
7.       Em seguida, acrescente o brócolis (não se esqueça de escorrê-los, deixando-os mais secos possível) e misture bem. Ah, se você preferir, este é o momento ideal para acrescentar mais sal, ou outro tempero que seja do seu agrado. Eu sempre coloco uma pitada de páprica picante (este é um dos meus segredos).
8.       Em uma travessa estilo Marinex, coloque o macarrão já cozido e também escorrido, e acrescente uma colher de sopa de margarina, misturando de modo que fique bem soltinho.
9.       Acrescente sobre o macarrão a mistura de cebola, alho e brócolis que você preparou nos passos 6 e 7. Não deixe de colocar o caldinho que deve ter ficado na panela, pois ele dará um toque especial ao seu prato.
10.   Ao final, espalhe o queijo parmesão ralado sobre o prato e leve ao forno já aquecido ou na função “gratinar” por entre 7 e 10 minutos, dependendo da potência do seu forno.

Pronto! Agora é só saborear. E se você quiser harmonizar seu prato com um vinho, a dica é saboreá-lo acompanhado de vinho branco ou lambrusco bem leve ou verde. Bom apetite!

3 comentários: